Imagem: divulgação/Fiocruz
Um morcego insetívoro (que se alimenta de insetos) e que pesa apenas seis gramas. Esta é a mais nova espécie descoberta por um grupo de pesquisadores do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica.
O animal foi batizado como Myotis guarani, em homenagem à etnia indígena que originalmente ocupava as áreas de distribuição da nova espécie: Pantanal, Chaco e parte do Cerrado e da Mata Atlântica no Brasil, na Bolívia, no Paraguai e na Argentina.
Leia mais
No novo trabalho, os pesquisadores brasileiros descreveram esta nova espécie de morcego pela primeira vez. As informações foram divulgadas em estudo que foi publicado recentemente no Journal of Mammalogy.
A descoberta é considerada importante para aumentar o controle e monitoramento de zoonoses de origem silvestre, que podem impactar tanto a saúde pública quanto a economia. Isso acontece porque os morcegos funcionam como reservatórios de diversos microrganismos.
Estes animais ainda possuem um papel fundamental na manutenção e no equilíbrio de ecossistemas, atuando na polinização, dispersão de sementes nativas. Além disso, são responsáveis pelo controle de populações de insetos considerados pragas agrícolas e vetores de doenças.
O Myotis guarani, por exemplo, pode comer mais de 200 insetos por noite. Entre eles estão mariposas, mosquitos e besouros. Por isso, é fundamental desenvolver ações que visem a conservação desta nova espécie.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de junho de 2025 15:23