Países nórdicos lideram transição energética; Brasil tem potencial para assumir topo do ranking. Crédito: Piyaset - Shutterstock
A transição energética se tornou um objeto global e estratégico em função dos efeitos das mudanças climáticas. No entanto, este processo não é nada simples e vai muito além do que simplesmente adotar fontes de energia renováveis.
Em artigo publicado no portal The Conversation, Gilberto M. Jannuzzi, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destacou que é necessário um conjunto amplo e interrelacionado de transformações. E que elas se estendem aos diversos setores da sociedade.
De acordo com o especialista, a eficiência energética deve fazer parte do processo de transição energética. Opções como energia solar, eólica, eletrificação de sistemas urbanos, infraestrutura verde urbana e gestão da demanda de energia também são fundamentais.
No entanto, existem ainda grandes desafios para acelerar a implantação destes sistemas. Embora os custos de muitos delas tenham diminuído significativamente nos últimos anos, ainda persistem limitações tanto no campo regulatório, como na infraestrutura física de distribuição, armazenagem e uso final desses energéticos.
A segurança energética, por exemplo, que antes se baseava na garantia de acesso ininterrupto a fontes de combustíveis fósseis, agora precisa ser redefinida. A dependência excessiva de poucas fontes ou rotas de suprimento, seja de combustíveis fósseis ou de minerais críticos para tecnologias renováveis, pode gerar vulnerabilidades geopolíticas e econômicas importantes.
A transição energética busca, portanto, diversificar a matriz, fortalecer as cadeias de suprimentos e, idealmente, promover a autossuficiência energética em nível local ou regional, reduzindo a exposição a choques externos. Isso implica investir em armazenamento de energia, em redes elétricas mais resilientes e em tecnologias que permitam uma gestão mais inteligente da demanda.
Gilberto M. Jannuzzi, professor da Unicamp
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de julho de 2025 19:32