(Imagem gerada por IA via DALL-E/Olhar Digital)
A popularização da inteligência artificial (IA) criou um novo grande debate: a tecnologia vai roubar nossos empregos? A resposta varia.
Alguns especialistas acreditam que sim. Por exemplo, o Olhar Digital já contou sobre uma startup que quer substituir todos os trabalhadores humanos por IA. Já um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou quais empregos estão potencialmente ameaçados pela tecnologia. Confira a lista completa aqui.
Já alguns acreditam que não (ou que isso está bem longe de acontecer). Por enquanto, a IA serve mais como uma ferramenta de apoio do que como um funcionário completo. Mas algo é certo: saber usar a tecnologia é fundamental e, inclusive, já é uma vantagem competitiva no currículo. Saiba mais sobre isso aqui.
Você pode ser mais otimista ou pessimista, mas algo é certo: a inteligência artifical está mudando o mercado de trabalho. Agora, uma reportagem do New York Times trouxe uma nova perspectiva: a IA pode até acabar com empregos humanos, mas deve criar muitas outras oportunidades que nem existem hoje. Confira.
A reportagem do NYT foi escrita por Robert Capps, ex-diretor editorial do site Wired, e aborda novos empregos que podem surgir graças à inteligência artificial. Ele explicou que, inclusive, usou o ChatGPT para escrever a lista… mas não usou o texto gerado artificialmente.
Tem um motivo: a IA pode até ajudar na produção, como falamos anteriormente, mas ainda tem suas falhas. Por exemplo, vários nomes de especialistas e citações apresentadas pelo ChatGPT foram inventadas. E alguns dos cargos fornecidos eram bem sem sentindo (como “conselheiro de relacionamentos sintéticos”, algo como um psicólogo especializado em casos de paixonite por chatbots).
Tudo isso cria um problema maior: ainda não confiamos completamente nas ferramentas de IA para fazer nosso trabalho. No jornalismo, por exemplo, o texto em si não é a única coisa que importa. Os profissionais da área também são responsáveis pela apuração e pela credibilidade das informações. Não dá para responsabilizar a IA por um erro, por exemplo. Isso vale para todas as profissões.
Então, Capps optou por consultar especialistas reais para entender quais empregos realmente podem surgir graças à inteligência artificial. Dê uma olhada abaixo.
A resposta provavelmente é não (e você não estaria errado). Mas e se houvesse profissões voltadas para agregar confiança à IA?
Robert Seamans, professor da Stern School of Business da Universidade de Nova York, que estuda as consequências econômicas da tecnologia, vislumbra empregos nesse sentido. Veja alguns:
Os novos empregos que a IA pode (hipoteticamente) gerar não são apenas relacionados à confiança e ética. Segundo a reportagem do NYT, haverá necessidade de cargos que entendam a IA a nível estrutural (de programação, por exemplo).
Veja algumas oportunidades nesse sentido:
A inteligência artificial já nos dá aquela mãozinha quando precisamos de uma inspiração. Isso pode se tornar um cargo real no futuro, de acordo com os especialistas consultados pelo NYT.
Alguns exemplos incluem designers de histórias, artigos e até mundos. Seriam pessoas responsáveis por criar universos completos, textos e histórias que façam sentido para cada atividade. Imagina se um jornalista ou um escritor vira um “designer de artigos”? Seria possível.
Leia mais:
Como explicamos, todos esses empregos são possibilidades para o futuro decorrentes da influência da IA na nossa vida. Mas quem sabe?
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de junho de 2025 12:30