magem da Galáxia do Escultor registrada pelo MUSE (Crédito da imagem: ESO/E. Congiu et al.)
Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (18) no periódico Astronomy & Astrophysics conseguiu um feito impressionante: astrônomos registraram uma foto detalhada de uma galáxia pintada com milhares de cores.
Além do registro espetacular, a imagem auxilia no estudo aprofundado desses astros, permitindo descobrir as complexidades dos sistemas galácticos.
O registro foi da Galáxia do Escultor, também conhecida como NGC 253. Ela fica a cerca de 11 milhão de anos-luz de distância da Terra.
A imagem foi capturada graças ao instrumentos Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE) do Very Large Telescope (VLT), no Chile. Para registrar 65 mil anos-luz dos 900 mil anos-luz totais da galáxia, a equipe precisou de 100 exposições coletadas ao longo de 50 horas de observação do MUSE.
O resultado foi positivo: a fotografia fornece uma visão de toda a Galáxia do Escultor, com suas milhares de cores e detalhes complexos. E ela vai além de só uma foto bonita.
Segundo o líder do estudo, Enrico Congiu, da Universidade do Chile, a Galáxia do Escultor está em um ponto ideal: nem tão longe para que não possa ser vista em detalhes, nem tão perto para que não possa ser vista por completo. Essa posição ajudou no registro.
A imagem final é tão detalhada que permite que os astrônomos deem zoom em regiões individuais do sistema galáctico e consigam enxergá-lo como se fosse apenas uma estrela individual. Ou deem ‘zoom out’ para enxergar o sistema como um todo, igualmente sem perder a qualidade.
E isso se provou verdade. Só examinando a imagem, a equipe descobriu 500 novas nebulosas planetárias, conchas de gás e poeira ejetada de estrelas (como o Sol) depois que elas morrem.
De acordo com o site Space.com, isso é bastante extraordinário, porque detecções como essa na Via Láctea e em seus vizinhos mais próximos são raras e difíceis. Para se ter uma noção, um sistema galáctico normalmente permite descobrir apenas cerca de 100 detecções (ou até menos).
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de junho de 2025 17:31