(Imagem: Rokas Tenys / Shutterstock.com)
O Google começou a liberar um novo recurso experimental chamado Search Live, que permite realizar buscas por voz em tempo real usando inteligência artificial. A novidade faz parte dos testes do AI Mode Labs e foi apresentada durante o Google I/O deste ano.
O recurso já está disponível para usuários dos Estados Unidos e permite que as pessoas façam perguntas de forma natural e conversacional, recebendo respostas por áudio, além de links para páginas da web em tempo real.
Para usar a novidade, é necessário acessar o aplicativo do Google no Android ou iOS. Na interface, aparece um novo botão identificado como “Live”, logo abaixo da barra de busca. Ao tocar nele, a busca por voz em tempo real é ativada.
Durante a interação, os usuários podem fazer perguntas em voz alta e receber respostas geradas por IA, com suporte de uma versão personalizada do Gemini, que foi aprimorada para comandos de voz. Além disso, a ferramenta consegue memorizar o contexto da conversa, permitindo fazer perguntas de acompanhamento de forma natural, sem precisar repetir informações.
O Search Live utiliza um modelo Gemini personalizado, desenvolvido especificamente para essa funcionalidade, que se apoia na estrutura tradicional de busca do Google. Para entregar respostas rápidas e variadas, a empresa adotou uma estratégia chamada de “query fan-out”, que busca conteúdos em diferentes fontes e perspectivas na web.
O Google também confirmou que pretende expandir as capacidades do Search Live nos próximos meses. Uma das atualizações previstas é a integração com a câmera do celular, permitindo realizar buscas visuais em tempo real, diretamente durante a conversa com a IA — função que também foi apresentada no I/O.
Leia mais:
A busca por voz com IA tem potencial para transformar a maneira como as pessoas interagem com mecanismos de pesquisa. Ao adotar um modelo de conversação, o Google estimula o uso de perguntas mais naturais e detalhadas, indo além das tradicionais buscas por palavras-chave.
Além disso, mesmo com respostas por áudio, os links para sites continuam visíveis na tela, o que mantém a relevância dos conteúdos disponíveis na web. Para quem produz conteúdo, isso representa um novo desafio: entender como os materiais aparecem nesse tipo de busca e adaptar estratégias para atender às novas formas de interação, que são baseadas em diálogos contínuos e contextuais.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de junho de 2025 18:10