(Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)
As preocupações relacionadas ao DeepSeek são muitas, inclusive com alguns países do mundo considerando a inteligência artificial chinesa como uma ameaça para a segurança nacional. Mas o uso da tecnologia pode ter efeitos ainda mais sérios.
De acordo com reportagem da Reuters, a IA está sendo utilizada em operações militares e de inteligência do governo da China. As informações foram repassadas por alto funcionário do Departamento de Estado da Casa Branca, que preferiu não ser identificado.
Segundo o representante do governo dos Estados Unidos, “o DeepSeek forneceu voluntariamente e provavelmente continuará a fornecer apoio às operações militares e de inteligência da China”. A reportagem destaca que esta ajuda vai além do simples compartilhamento do código aberto da ferramenta.
A empresa é referenciada mais de 150 vezes em registros de compras para o Exército de Libertação Popular da China e outras entidades afiliadas à base industrial de defesa chinesa. Além disso, a IA teria sido utilizada por instituições de pesquisa do país com objetivos militares.
O governo dos Estados Unidos já havia acusado o DeepSeek de transmitir dados de usuários norte-americanos para a China, o que poderia representar uma ameaça para a segurança nacional dos EUA. A chinesa, no entanto, nega esta prática, assim como o relatado na reportagem mais recente da Reuters.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de junho de 2025 09:20