Lançamento da Axiom Space (Imagem: Jordan Sirokie/SpaceX)
A SpaceX divulgou uma nova data para o lançamento dos astronautas da Axiom Space à Estação Espacial Internacional (ISS).
Após adiamentos devido a um vazamento na ISS, a nova equipe da empresa privada deve decolar na próxima quarta-feira (25), às 3h31 da madrugada, diretamente do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
Recentemente, cosmonautas identificaram uma nova variação de pressão no módulo russo Zvezda, localizado na parte traseira da ISS. Esse módulo já apresentava vazamentos desde 2019, mas a alteração recente gerou preocupações adicionais.
Desde o primeiro vazamento, o Zvezda tem sido monitorado com frequência por meio de testes de pressão e reparado com soluções improvisadas – comparáveis a uma “fita adesiva super-resistente” no espaço.
Leia mais:
A agência espacial dos EUA informou, em 14 de junho, que a pressão no túnel de transferência da estação espacial está estável – o que pode ser um sinal de que os vazamentos foram resolvidos.
A bordo de uma nova cápsula Crew Dragon da SpaceX, que decolará a bordo do foguete Falcon 9, a diretora de voos tripulados da Axiom e ex-astronauta da NASA, Peggy Whitson, será a comandante da missão Ax-4. Os outros três tripulantes são:
Esta será a primeira vez que astronautas da Índia, Polônia e Hungria visitarão a ISS. A missão também levará à estação mais experimentos científicos do que qualquer outro voo da Axiom até agora.
Ao todo, são mais de 60 investigações e eventos de divulgação educacional nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de junho de 2025 20:57