Robô da Apptronik equipado com Gemini Robotics (Imagem: Google DeepMind/Reprodução)
O Google DeepMind (divisão de pesquisas da big tech) está lançando uma versão do Gemini Robotics para dispositivos robóticos. O modelo de IA do Google serve para ‘ensinar’ novas tarefas a robôs, mesmo que eles não tenham sido treinados especificamente para isso.
A vantagem do sistema é que ele funciona sem conexão de internet, podendo ser utilizado em locais de treinamento com baixa conectividade ou em robôs que trabalham em ambientes com protocolos rigorosos.
O modelo Gemini Robotics foi lançado em março. O objetivo é ajudar robôs a executar uma ampla gama de tarefas do mundo real, mesmo que eles não tenham sido treinados para essas utilidades.
Para isso, a IA do Google usa um modelo de visão-linguagem-ação (VLA), que permite ‘enxergar’ situações e entendê-las. Nesse caso, mesmo que o dispositivo tenha sido treinado para uma atividade muita específica, ele consegue compreender novas situações e responder aos comandos com habilitadades motoras.
A novidade é que, agora, o modelo pode ser aplicado diretamente em dispositivos robóticos. Segundo a big tech, o modelo é “pequeno e eficiente o suficiente para ser executado diretamente em um robô”, permitindo ampliar suas utilidades no dia a dia.
Uma das vantagens é que o modelo conta com recursos offline. De acordo com a chefe de robótica do Google DeepMind, Carolina Parada, o Gemini Robotics tem uma abordagem híbrida, que permite operar tanto na nuvem quanto localmente no dispositivo.
Ao site The Verge, ela revelou que o robô equipado pode executar diversas tarefas e se adaptar a diferentes situações “com apenas 50 a 100 demonstrações”. Pode parecer bastante, mas é um número pequenos se considerarmos uma máquina que não foi treinada para isso.
Outra vantagem é que o modelo funciona em vários dispositivos robóticos diferentes. O Google treinou seu modelo de robô próprio, o ALOHA, mas também conseguiu aplicar o sistema em máquinas de outras empresas, como o Apollo, da Apptronik, e o robô bi-braço Franka FR3.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de junho de 2025 21:58