(Imagem: dee karen/Shutterstock)
Um grupo bipartidário de legisladores dos Estados Unidos apresentou nesta quarta-feira (25) um projeto de lei que visa proibir o uso, por agências do governo federal, de modelos de inteligência artificial desenvolvidos em países considerados adversários, como China, Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Apelidada de “Lei Sem IA Adversarial”, a proposta surge após relatos de que a empresa chinesa DeepSeek estaria colaborando com os setores militar e de inteligência da China e teria tido acesso a grandes quantidades de chips da Nvidia. As informações são da Reuters.
A DeepSeek ganhou destaque global em janeiro ao afirmar que desenvolveu um modelo de IA comparável ao ChatGPT, mas com custo significativamente menor.
Leia mais:
Estados Unidos e China seguem com uma relação pouco diplomática, e a IA vai cada vez mais se consolidando como um dos elementos centrais da disputa.
Um novo relatório do Insikt Group indicou que serviços de espionagem chineses estariam investindo de forma pesada em IA. Leia mais sobre isso aqui.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de junho de 2025 17:54