Medicina e Saúde

Uma porção a mais de folhas verdes pode proteger seu coração

Comer uma porção extra de vegetais de folhas verdes ou crucíferos por dia pode ajudar a proteger o coração, segundo um estudo publicado no European Journal of Nutrition.

A pesquisa, liderada pela Universidade Edith Cowan, na Austrália, acompanhou 1.436 mulheres com idade média de 75 anos por 14,5 anos.

Vitamina K1 pode reduzir em até 43% o risco de morte por doenças cardíacas – Imagem: Marko Aliaksandr/Shutterstock)

Descobertas do estudo

  • O foco foi analisar a relação entre a ingestão de vitamina K1 — presente em espinafre, couve, brócolis e outros vegetais — e o risco de doenças vasculares ateroscleróticas (DAV), como infarto e AVC.
  • As mulheres que consumiam mais vitamina K1 (cerca de 119 µg/dia) apresentaram artérias carótidas com menos espessamento — um sinal de menor acúmulo de placas — e tiveram um risco 43% menor de morte por doenças cardiovasculares em comparação com aquelas com ingestão menor (cerca de 49 µg/dia).
  • Também foi observado menor risco de mortes por AVC e ataques cardíacos.

Leia mais

Incluir vegetais ricos em vitamina K1 na dieta diária pode trazer proteção significativa contra doenças cardiovasculares – Imagem: mi_viri/Shutterstock

Benefícios do consumo de vegetais

Apesar de ser um estudo observacional, que não comprova causa e efeito, os resultados sugerem um forte vínculo entre o consumo de K1 e a saúde cardiovascular.

Limitações incluem o fato de os dados serem autorrelatados, e a amostra incluir apenas mulheres idosas, em sua maioria brancas, o que pode restringir a generalização dos achados.

A boa notícia é que atingir a ingestão ideal de vitamina K1 é simples: meia xícara de brócolis cozido ou uma xícara de espinafre cru já pode suprir ou ultrapassar a recomendação diária. Incorporar mais vegetais à dieta é uma estratégia segura e potencialmente eficaz para melhorar a saúde do coração.

Dosagem diária de vegetais recomendada para beneficiar sua saúde é fácil de consumir – Imagem: Sea Wave/Shutterstock

Esta post foi modificado pela última vez em 27 de junho de 2025 20:28

Compartilhar
Publicado por
Leandro Costa Criscuolo