Imagem: Cinefootage Visuals/Shutterstock
O ser humano gosta naturalmente de grandes títulos e grandes marcos. Itu, no interior de São Paulo, por exemplo, é a “cidade dos exageros”. Já Garanhuns, em Pernambuco, é conhecida como a “Suíça Pernambucana”. Tem ainda Maragogi, em Alagoas: o “Caribe brasileiro”.
Dentro do universo da Geografia, existem vários recortes interessantes e um dos mais curiosos diz respeito ao ponto central de cada continente. O chamado centro geográfico.
Leia mais
Na América do Sul, a questão é ponto pacífico. O centro fica em Cuiabá, a capital mato-grossense. O local foi definido em 1909 pelo Marechal Rondon – e existe, inclusive, um monumento por lá. Trata-se de um obelisco de 20 metros de altura.
Enquanto há pouca ou nenhuma discussão em nosso continente, não podemos afirmar a mesma coisa nos outros. Achar o centro geográfico depende muito do critério utilizado pelos pesquisadores. E pode suscitar algumas disputas políticas.
Para uma pequena cidade, por exemplo, dizer que é o centro geográfico do continente ou do país pode significar um boom do Turismo na região.
Como disse lá em cima, a definição desse marco pode ser importante para fins turísticos ou apenas para dizer que “o meu país é mais legal que o seu”. E isso vai ficar ainda mais claro agora.
As principais disputas políticas sobre o tema ocorrem na América do Norte e na Europa. Na primeira, por muito tempo, o centro do continente foi considerado a cidade de Rugby, na Dakota do Norte. Ela tem até um monumento que diz isso tudo.
Só que nos últimos anos apareceram novos candidatos. Um deles é um bar na cidade de Robinson (158 quilômetros ao sul de Rugby). O outro fica na cidade de Center, também na Dakota do Norte. Nesse último caso, existe até um artigo científico defendendo a tese.
Na Europa, a disputa é grande e inclui duas cidades na Alemanha, duas na Polônia e um local na Suécia, Eslováquia, Bielorrússia, Hungria, República Tcheca, Estônia e Ucrânia – ufa!
Se você pesquisar na internet, porém, a resposta será a aldeia de Girija, na Lituânia. Isso levando em consideração o método mais comum de medição: o da figura geográfica do continente.
Vale destacar que as diferenças nos cálculos ocorrem por fatores como a inclusão ou não de certas ilhas, além da forma como os limites da Europa são definidos no leste.
As informações são do IFL Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de julho de 2025 10:33