Produtos e Reviews

O que é o picture-in-picture e para que serve?

O picture-in-picture foi desenvolvido para ser utilizado em celulares como um recurso em aplicativos de plataformas de streaming, como a Netflix e YouTube, e também em apps de vídeo-chamadas, como o Google Meet e Zoom, mas afinal, o que ele é e para que serve? 

A seguir, o Olhar Digital apresenta todas as informações referentes ao recurso para você saber tudo sobre ele. Continue a leitura e confira os detalhes do picture-in-picture. 

O que é o picture-in-picture e para que serve?

Recurso picture-in-picture no Youtube – Imagem: Captura de tela/Matheus Chaves – Olhar Digital

O picture-in-picture é um recurso multitarefa disponível para celulares Android quanto iOS (iPhone) já há alguns anos. Por meio dele, o usuário consegue continuar assistindo a um vídeo no streaming ou até mesmo em chamadas de vídeo e seguir fazendo outras tarefas no aparelho. 

Leia mais:

Ao ativar o picture-in-picture, o vídeo passa a ser reproduzido em uma janela com o tamanho reduzido, ou seja, não ocupa a tela inteira do celular, facilitando o uso dele em outras atividades ao mesmo tempo.

Vale destacar que o tamanho da janela na qual o vídeo está sendo reproduzido, fica fixo durante o momento em que a função está ativada. Porém, ela pode ser reposicionada em determinadas áreas da tela. 

(Imagem: Top_CNX/Shutterstock)

Entretanto, nem todos os aplicativos de celulares aceitam a utilização dos recursos. Sendo assim, os principais apps em que pode ser utilizada a função são: Globoplay, YouTube, Amazon Prime Music, Amazon Prime Video, Netflix, Disney+, Google Chrome, Google Maps, Google Meet, Google Drive, Gmail, Facebook, WhatsApp, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok, Uber, VLC Media Player e TV (nativo em dispositivos da Apple).

O recurso pode ser ativado ou desativado tanto em aparelhos Android quanto em iOS.

Para isso, no primeiro sistema citado, o usuário precisa acessar as “Configurações” > “Aplicativos” > Tocar nos três pontos localizados no canto superior direito da tela > ir em “Acesso especial” > “Picture-in-Picture” e habilite os apps em que a função pode ser utilizada.

Passos finais da habilitação do recursos pincture-in-pinture no celular Android
Imagem: Captura de tela/Matheus Chaves – Olhar Digital

Já em dispositivos iOS, o caminho é um pouco diferente: “Ajustes” > “Geral” > “PiP” e, por último, basta selecionar a opção de ativar ou desativar o botão à frente de “Iniciar Picture-in-Picture automaticamente”.

Esta post foi modificado pela última vez em 6 de julho de 2025 21:01

Compartilhar
Publicado por
Matheus Chaves