Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock
A Tesla foi obrigada a reembolsar um cliente pelo pacote de Direção Autônoma Completa (FSD, na sigla em inglês) após um processo de arbitragem, que concluiu que a montadora não entregou o serviço prometido, como informa o Electrek.
A decisão representa um marco, em meio à crescente frustração de consumidores que pagaram entre US$ 8 mil e US$ 15 mil (R$ 43,90 mil e R$ 82,32 mil, na conversão direta) por um recurso que ainda não oferece autonomia real.
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O caso em questão envolve Marc Dobin, dono de um Model Y 2021, que adquiriu o FSD por US$ 10 mil (R$ 54,88 mil) com a esperança de que o recurso ajudasse sua esposa, com mobilidade reduzida, como o mesmo conta em um blog pessoal.
Dobin nunca conseguiu ativar o sistema devido às exigências da Tesla, como a “pontuação de segurança”, que não foi previamente divulgada. Além disso, o recurso exigia supervisão constante do motorista, contrariando a promessa de direção sem supervisão.
Dobin, advogado experiente em arbitragem, enfrentou a Tesla durante quase um ano. A montadora apresentou uma testemunha técnica despreparada, que não soube responder às perguntas sobre o veículo ou o contrato.
O árbitro concluiu que o recurso não era funcional, operacional ou disponível, obrigando a Tesla a reembolsar US$ 10 mil (R$ 54,88 mil) mais impostos e pagar cerca de US$ 8 mil (R$ 43,90 mil) em custos processuais.
Esse episódio evidencia os riscos legais e a crescente perda de confiança dos consumidores diante das promessas não cumpridas da Tesla em relação ao FSD.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de julho de 2025 01:53