Imagem: Marc Mons/Shutterstock
Um grupo de arqueólogos franceses está trabalhando em um projeto grandioso. A equipe recuperou enormes blocos de pedra que estavam no fundo do mar e que pertenceriam a um dos monumentos mais famosos da antiguidade.
A iniciativa faz parte do programa Pharos, da Dassault Systèmes Foundation. O objetivo é usar os materiais originais para realizar uma reconstrução em 3D do Farol de Alexandria, uma das Maravilhas do Mundo Antigo.
As enormes pedras foram localizadas após trabalho de escavação submersa na ilha de Faros, localizada no atual Egito. No total, foram retirados do mar 22 blocos, incluindo pilastras e ombreiras de 80 toneladas, que faziam parte da porta da estrutura antiga.
Os arqueólogos também identificaram a pedra da soleira da porta e ladrilhos que compunham a base de pavimentação do monumento. E descobriram um pilone que indica que, apesar do estilo egípcio da porta, sua construção utilizava técnicas gregas.
Todas estas informações serão utilizadas agora para criar uma versão digital do Farol de Alexandria. Os dados coletados nas escavações irão ajudar no reposicionamento digital das peças. Além disso, documentos históricos serão utilizados no projeto.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de julho de 2025 11:17