Imagem: Tada Images/Shutterstock
O futuro da NASA é incerto e as discussões sobre o tema podem virar uma verdadeira briga política nos Estados Unidos. Enquanto a Casa Branca pretende reduzir os gastos, senadores defendem a ampliação dos recursos para o órgão.
Nesta semana, o Comitê de Dotações do Senado dos EUA decidiu aprovar a liberação de US$ 7,3 bilhões para o financiamento de programas científicos para o próximo ano fiscal. A decisão vai contra os planos do presidente Donald Trump de reduzir o orçamento da agência espacial.
Foram 15 votos a favor e 14 contra o aumento do financiamento para a NASA. A decisão, por consequência, veta a proposta de Trump de reduzir o orçamento da agência espacial dos Estados Unidos para 2026.
De acordo com o senador Chris Van Hollen, do Partido Democrata, é necessário avançar a nossa compreensão das mudanças climáticas, promover a inovação e a sustentabilidade na aeronáutica. Além disso, ele disse rejeitar cortes que teriam devastado a NASA.
Apesar do revés do governo, o impasse ainda não acabou. Isso porque os projetos que tratam sobre a quantidade de recursos que será destinada para o órgão continuam tramitando no Congresso norte-americano. As informações são do portal Space.com.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de julho de 2025 12:08