Imagem: Daniel VG/Shutterstock
Você provavelmente já ouviu a frase: “os filhos são o espelho dos pais”. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revelou que isso é especialmente verdade quando o assunto é sedentarismo.
O trabalho analisou o comportamento de 182 jovens entre 6 e 17 anos de idade e de seus respectivos pais. Ficou comprovada uma associação direta entre os níveis de atividade física dos adultos e o comportamento sedentário dos filhos.
Durante o estudo, pesquisadores usaram acelerômetros, dispositivos capazes de medir com precisão os níveis de atividade e inatividade dos participantes. A partir da análise dos dados obtidos, a equipe concluiu que o nível de atividade física dos pais pode influenciar diretamente os hábitos dos filhos.
Em outras palavras, quando pais mantêm uma rotina mais ativa, seus filhos têm menor propensão a permanecer longos períodos sentados. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Sports Medicine and Health Science.
Também foram avaliados fatores sociodemográficos, como sexo e idade das crianças e o nível socioeconômico da família. De acordo com pesquisas anteriores, a escolaridade dos pais pode influenciar significativamente tanto nos seus próprios hábitos quanto nos de seus filhos.
Hábitos sedentários são resultados de múltiplos fatores, como falta de acesso, de tempo e de locais onde se possa praticar atividade física. No entanto, nosso estudo mostra que os hábitos dos pais podem incidir na saúde dos filhos. Por isso, acreditamos que esses resultados podem subsidiar políticas públicas e campanhas voltadas à promoção de um estilo de vida mais ativo no ambiente familiar.
Diego Christofaro, principal autor do estudo
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de julho de 2025 10:43
Deixe seu comentário