Starship é o maior foguete já construído pela humanidade (Imagem: luckyluke007/Shutterstock)
Na segunda-feira (14), Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, disse que a empresa espacial vai enviar a espaçonave Starship ao Espaço em três semanas, segundo o Space.com.
O mais poderoso foguete do mundo fará seu décimo voo, sendo o quarto de 2025. Dois estágios dele, o Super Heavy e o Ship, foram projetados para serem reutilizados.
Leia mais:
A Starship também enfrentou outros problemas recentemente. A nave foi perdida pela SpaceX nos voo 7, 8 e 9, lançados, respectivamente, em janeiro, março e maio.
Já o Super Heavy teve desempenho melhor. Por exemplo, nos voos 7 e 8, o propulsor voltou normalmente à base, onde os braços robóticos o agarraram e o colocaram de volta no chão.
O voo 9 foi o primeiro a reutilizar o Super Heavy, colocando o propulsor do voo 7 de volta às atividades. Contudo, ele se desfez durante o voo 9 sobre o Golfo do México.
A SpaceX estuda, ainda, adotar a estratégia de recuperação pelos braços robóticos do Super Heavy e do Ship a longo prazo, de modo que a reutilização dos estágios da Starship cada vez mais eficiente.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou que seu governo avalia medidas legais contra a SpaceX, de Elon Musk, devido à contaminação e destroços lançados no território mexicano por foguetes disparados do sul do Texas, nos Estados Unidos.
Durante sua coletiva matinal nesta quarta-feira (25), Sheinbaum afirmou que o país está analisando possíveis violações do direito internacional para ingressar com ações judiciais. “De fato, há contaminação”, disse ela, referindo-se aos efeitos ambientais dos lançamentos próximos à fronteira.
Leia a matéria completa aqui
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de julho de 2025 21:36