Imagem: zedspider/Shutterstock
O excesso de açúcar no sangue pode causar diabetes, doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, o acúmulo desta substância no nosso organismos também pode levar a outros problemas.
Pesquisas recentes encontraram uma relação direta entre níveis elevados de açúcar no sangue e uma piora considerável na saúde sexual de pacientes. Apesar de ainda serem necessários maiores estudos, isso liga um sinal de alerta para os cientistas.
De acordo com a CNN, nos homens, o alto nível de açúcar no sangue pode danificar os nervos e vasos sanguíneos essenciais para alcançar e manter ereções. Isso pode resultar em disfunção erétil, antes mesmo que o paciente seja diagnosticado ou considerado em risco de diabetes. Outro efeito é a diminuição dos níveis de testosterona, o que reduz a libido e a energia.
Já nas mulheres, o cenário pode levar à redução do fluxo sanguíneo e desequilíbrios hormonais, o que pode causar secura vaginal, sexo doloroso ou problemas com o orgasmo. Também pode aumentar o risco de infecções recorrentes do trato urinário, o que pode tornar a intimidade dolorosa ou menos atraente.
Em estudo publicado neste ano, cientistas descobriram que os medicamentos usados para tratar a diabetes tipo 2 podem aumentar os níveis de testosterona em homens. A conclusão reforça a ligação entre altos níveis de açúcar no sangue e a saúde sexual dos pacientes.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de julho de 2025 08:29