Cápsula Starliner, da Boeing. Crédito: Dima Zel - Shutterstock
A Boeing investiu muito dinheiro para desenvolver a espaçonave Starliner. No entanto, o equipamento virou notícia no mundo todo por conta de uma sequência de falhas que acabou deixando os astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore, da NASA, “presos” no espaço por mais de nove meses.
O retorno deles à Terra só ocorreu em março deste ano. Desde então, engenheiros trabalham intensamente para identificar o que deu errado e promover as alterações necessárias para que a nave possa voltar a operar.
Segundo informações do portal Space.com, este é considerado o primeiro passo antes de um novo voo tripulado envolvendo o equipamento. O problema é que o cronograma parece estar atrasado e isso não deve mais acontecer até o final deste ano, como previsto originalmente.
A última atualização fornecida sobre a situação da Starliner destaca que a NASA agora está trabalhando para realizar um novo voo teste com o equipamento apenas no início de 2026. O atraso seria provocado pela demora para correção dos problemas identificados.
A agência espacial dos EUA afirma que o objetivo é encontrar novas formas de evitar vazamentos no espaço e fornecer um melhor isolamento dos componentes da nave. Dessa forma, a volta dos voos tripulados do equipamento da Boeing só deve acontecer no final do ano que vem.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de julho de 2025 22:10