Imagem: Rolf_52/Shutterstock
A partir do ano que vem, as principais áreas do centro de Hanói, capital do Vietnã, não contarão mais com a presença de motocicletas movidas a gasolina. A proibição dos veículos faz parte de um programa do governo do país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
As autoridades vietnamitas também esperam que a medida melhore os índices de qualidade do ar, que estão entre os piores do mundo. Se a ação funcionar, carros poluentes também devem ser banidos no futuro.
As novas regras entrarão em vigor a partir de 1º de julho de 2026. Elas fazem parte de um compromisso firmado pelo governo do Vietnã que promete eliminar totalmente os veículos de duas rodas movidos a gasolina até 2045.
Trata-se de um desafio e tanto, uma vez que as motocicletas são o principal meio de transporte usado no país. Estima-se que sejam cerca de 72 milhões de motos em todo o país. A população total do Vietnã gira em torno de 100 milhões de pessoas.
A ideia é começar pelo centro da cidade e, lentamente, avançar para outras regiões da capital vietnamita. As áreas centrais são conhecidas pelo tráfego denso e altos níveis de poluição. Dessa forma, a proibição pode ajudar a melhorar os índices de poluição e também de barulho.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de julho de 2025 15:50