Aplicativo Waze (Reprodução: Brett Jordan/Unsplash)
Aplicativos de navegação mudaram a vida dos motoristas em todo o mundo. Não sei a idade que você tem, mas, antes, há poucas décadas, você precisava sair de casa já com um plano de viagem traçado.
Consultava mapas, guias e perguntava o caminho para pessoas que já o conheciam. No máximo, parava num posto de combustíveis para pedir ajuda. Ou nem isso.
Leia mais
Com os aplicativos, você não precisa de nada disso. Basta olhar para a tela do celular – ou ouvir a voz do seu copiloto robótico e infalível.
É verdade que eles ainda apresentam algumas falhas, mas as empresas buscam solucioná-las com o tempo. É o caso do Waze, que prepara uma atualização que promete ajudar bastante a vida dos motoristas.
“Planejamos trabalhar na fusão de dois ou mais alertas em breve. Enquanto isso, certifique-se de ter a versão mais recente do Waze para aproveitar todos os recursos”.
Como mostramos aqui no Olhar Digital, o aplicativo também prepara uma atualização importante usando ferramentas de Inteligência Artificial. A ideia é que o motorista possa reportar incidentes de trânsito utilizando a voz.
O recurso, batizado de “Conta pro Waze”, já está disponível em português para usuários da versão Beta, ou seja, de testes, tanto no Android quanto no iOS.
A novidade deve aumentar a segurança dos motoristas, que não precisarão mais pegar o celular para emitir os alertas. Com a atualização, bastará tocar no ícone do microfone e descrever o ocorrido em voz alta.
A ferramenta já existe nos EUA desde outubro do ano passado e funciona muito bem por lá. Não há uma previsão de estreia para o público geral no Brasil. Por enquanto, a companhia apenas recolhe o feedback dos testadores Beta.
As informações são do 9to5Google.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de julho de 2025 16:21