Crédito: Nazarii_Neshcherenskyi - Shutterstock
A Terra terá uma semana cheia. A partir deste sábado (26), cinco asteroides devem passar pela vizinhança do nosso planeta, sendo que dois deles vão chegar relativamente perto de nós. Todos são grandes, com tamanhos equivalentes ao de um avião.
Apesar da proximidade, nenhum dos astros oferece risco para a Terra.
O primeiro deles é o 2025 OX, que deve se aproximar da Terra já neste sábado. Segundo a NASA, ele tem cerca de 33 metros (o equivalente a um avião de médio porte) e passará a quase 4,5 milhões de quilômetros de distância daqui. É relativamente perto se consideramos distâncias espaciais… mas é bem longe.
Já o segundo asteroide é o 2025 OW, previsto para segunda-feira (28). Ele tem 64 metros (quase um avião de grande porte) e está viajando a uma velocidade de mais de 75 mil km/h. O astro deve chegar mais perto de nós, a 630 mil quilômetros daqui. Mas pode ficar tranquilo: isso equivale a mais de 1,5 da distância até a Lua.
O 2025 OW e 2025 OX são os que passarão mais perto da Terra nos próximos dias… mas eles não são os únicos. No total, são cinco asteroides previstos para cruzar nossa vizinhança espacial.
Conheça os outros três:
Os três devem passar a cerca de 7,5 milhões de quilômetros daqui. A distância precisa depende da observação do trajeto, o que deve ficar mais certeiro nos próximos dias.
Você pode conferir a aparência dos asteroides, o tamanho exato e o trajeto deles pelo aplicativo Eyes on Asteroids, da NASA, neste link.
A NASA constantemente monitora os asteroides que passam relativamente perto do nosso planeta, os chamados de Asteroides Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês).
Nenhum dos cinco apresenta risco para a Terra.
Leia mais:
Você pode conferir oito asteroides monitorados ativamente pela agência espacial americana e que podem apresentar algum tipo de risco para nós aqui.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de julho de 2025 12:06