Imagem: Serbia / iStock
Uma pílula anticoncepcional masculina superou com sucesso a primeira fase de testes em humanos. Os resultados foram publicados na Communications Medicine, e o medicamento YCT-529 – que é reversível e não hormonal – apresentou pouquíssimos efeitos colaterais.
Entenda:
Desenvolvida pela YourChoice Therapeutics, a pílula anticoncepcional se mostrou segura em homens saudáveis, não provocando alterações de frequência cardíaca, níveis de testosterona e hormônios de fertilidade, humor, biomarcadores inflamatórios e desejo sexual ou outros efeitos adversos mesmo na dose mais alta.
Leia mais:
O funcionamento do YCT-529 se dá pelo bloqueio de uma proteína chamada receptor de ácido retinóico alfa (RARA), interrompendo a produção de espermatozoides. Anteriormente, em testes em animais, foi identificado que a pílula é 100% reversível sem efeitos colaterais graves em um período de seis semanas após sua interrupção.
No novo estudo, uma dose única do anticoncepcional foi administrada a 16 homens saudáveis e vasectomizados, na faixa etária dos 32 aos 59 anos. As doses variaram até 180 miligramas, e alguns participantes as receberam com o estômago vazio e outros após uma refeição. Em todos os casos, o YCT-529 foi bem tolerado e não sofreu impactos pela ingestão de alimentos.
Agora, o anticoncepcional masculino passa por um ensaio de Fase 2 na Nova Zelândia. “Nosso primeiro estudo em humanos reforça o forte perfil de segurança do YCT-529. Ele também mostra que ‘a pílula para homens’ não teve efeito sobre o desejo sexual ou o humor”, diz Nadja Mannowetz, autora principal e diretora científica da YourChoice Therapeutics, em comunicado.
A Food and Drug Administration (FDA), agência de saúde dos EUA, só reconhece preservativos e vasectomias como contraceptivos masculinos. O YCT-529 pode ser a primeira alternativa sem hormônios a alcançar os estágios finais de ensaios clínicos.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de julho de 2025 11:53