Marisa Silva 30 de julho de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta quarta-feira (30):
Atualmente, a exploração espacial está concentrada na Lua e em Marte – e os rovers são grandes aliados nessa jornada. Mas existe um desafio com esses veículos: garantir que, durante o deslocamento, eles não fiquem presos em nenhum obstáculo. Quando isso acontece, os engenheiros na Terra têm um trabalho extra. Confira!
Telescópios na Terra são construídos em áreas remotas, longe dos centros urbanos e da poluição luminosa. Assim, eles conseguem registrar o Universo com mais precisão. Mas, em alguns casos, também podem atrapalhar: pesquisadores da Curtin University, na Austrália, descobriram que satélites da Starlink estão interferindo em observações de radioastronomia.
Duas chuvas de meteoros estão em atividade nesta semana e prometem movimentar o céu noturno: a Alfa Capricornídeas, ativa até 15 de agosto, e a Delta Aquáridas do Sul, que atinge o pico na madrugada desta quinta-feira. Mesmo após o auge, ambas seguem visíveis nos próximos dias — especialmente sob um céu limpo e escuro.
A NASA e a agência espacial da Índia lançaram o satélite NISAR, um dos mais avançados para monitorar a Terra. Com mais de duas toneladas, ele foi colocado em órbita com sucesso a partir da base de lançamento indiana, e dará uma volta completa no planeta a cada 97 minutos – capturando imagens detalhadas do solo, do gelo e de superfícies oceânicas selecionadas a cada 12 dias.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de julho de 2025 21:36