(Imagem: rafapress/Shutterstock)
A plataforma de medição Ookla divulgou nesta segunda-feira (04) os resultados do levantamento que mede a qualidade do 5G no Brasil. Os dados foram coletados em condições reais durante o primeiro semestre deste ano.
Veja como ficou o ranking das operadoras.
A Ookla tem uma ferramenta chamada Speedtest, em que é possível fazer medições da velocidade da internet. A pesquisa foi realizada com dados de mais de 82 milhões de testes nesta plataforma, vindos de cerca de 2,1 milhões de usuários.
Tudo isso no primeiro semestre de 2025.
A Claro ficou em primeiro lugar de internet 5G mais rápida do Brasil. A operadora registrou velocidade mediana de 473,56 Mbps, com picos chegando a 780 Mbps. No quesito uploads, a velocidade chegou a 32,34 Mbps.
Em seguida vem a Vivo, com mediana de 430,17 Mbps e velocidade de upload de 23,23 Mbps.
Em terceiro, a TIM, com mediana de 386,17 Mbps e upload de 21,61 Mbps.
A Ookla também estabeleceu uma pontuação geral para as operadoras. Velocidade de download teve peso de 70%, upload de 20% e latência, 10%. No geral, a pontuação ficou assim:
A Claro já foi eleita com o 5G mais rápido do Brasil anteriormente. O Olhar Digital deu os detalhes aqui.
A empresa também fez medições mais específicas, como o desempenho da internet 5G durante jogos, navegação e vídeos. O desempenho em jogos não entrou nos critérios para a definição da pontuação geral.
A Ookla levou em conta o número de interrupções, a qualidade da transmissão dos vídeos, tempo de carregamento das páginas e tempo necessário para iniciar a reprodução dos vídeos. Velocidade teve 50% de peso, vídeo teve 25% de peso e navegação na web, 25%.
Leia mais:
A Claro superou as concorrentes em todos os casos. Veja como ficou o ranking:
Velocidade:
Vídeo:
Web:
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de agosto de 2025 17:19