Altman minimiza críticas de Musk: “Não penso muito nele”

CEO da OpenAI ironiza comentários do bilionário contra ele enquanto reforça que seu foco está no avanço do GPT-5
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 08/08/2025 15h26, atualizada em 01/10/2025 13h34
Altman e Musk
CEO da OpenAI, Sam Altman (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Sam Altman, CEO da OpenAI, minimizou as críticas de Elon Musk após o anúncio de que o mais recente modelo de IA da empresa, o GPT-5, será incorporado aos produtos da Microsoft, incluindo Microsoft 365 Copilot, GitHub Copilot e Azure AI Foundry.

A parceria também foi destacada nesta semana pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, o que levou Musk a afirmar no seu perfil do X (Twitter) que “a OpenAI vai devorar a Microsoft viva”.

Elon Musk fazendo pose
Lançamento do GPT-5 intensifica troca de farpas entre Sam Altman e Elon Musk (Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock)

Reação a “alfinetada” de Musk

  • Nadella respondeu com tom conciliador, dizendo que a inovação em tecnologia é um processo contínuo de aprendizado, parcerias e competição, e elogiou até o chatbot Grok 4 de Musk, disponível no Azure em teste limitado.
  • Já Altman, em entrevista ao programa Squawk Box da CNBC, descartou a importância das declarações de Musk: “Sabe, eu não penso muito nele”.
  • O executivo ironizou, dizendo acreditar que Musk “passa o dia tuitando sobre o quanto a OpenAI é ruim” e sobre a suposta fragilidade da empresa.

Leia mais

Novo capítulo da disputa entre os cofundadores da OpenAI ocorre após anúncio de integração do GPT-5 aos produtos da Microsoft (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

Histórico de desavenças

A troca de farpas é mais um capítulo de uma disputa iniciada anos atrás. Musk e Altman cofundaram a OpenAI em 2015 como organização sem fins lucrativos, mas divergiram sobre seu rumo.

Musk já processou a organização, retirou a ação e, neste ano, liderou uma oferta de US$ 97,4 bilhões para assumir seu controle — rejeitada por Altman, que respondeu nas redes sociais com ironia.

Elon Musk olhado para o lado direito e com os braços abertos
Elon Musk ajudou a fundar a OpenAI, mas hoje não é bem visto na startup do ChatGPT (Imagem: Kathy Hutchins/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.