Imagem: EpicStockMedia/Shutterstock
Ciclones extratropicais são fenômenos meteorológico caracterizados por um sistema de baixa pressão atmosférica e que se formam a partir do encontro de massas de ar quente e frio. Isso podem gerar ventos fortes e chuvas intensas.
Outro efeito é a criação de ondas enormes. Foi exatamente isso o que aconteceu na Laje da Jagua, localizada em Jaguaruna, Santa Catarina, em 30 de julho deste ano. Mas esta data pode entrar para história por ter registrado a maior onda já surfada no Brasil.
Hoje, o recorde de maior onda já surfada no país é de 14 metros, segundo a Big Waves Brasil (BWB). No entanto, é possível que elas tenham atingido a marca de 15 metros no mês passado. Parece loucura, mas dois surfistas (Marco Polo e o ex-BBB Lucas Chumbo) resolveram encarar o mar mesmo com a passagem do ciclone extratropical.
A análise do possível recorde está sendo feita pelo oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, a pedido da BWB. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias. As informações são do G1.
Ao longo de mais de duas décadas, desenvolvi técnicas próprias para medição, qualificação e análise da quebra de ondas, sempre com rigor científico. Além disso, por também ser surfista e ex-competidor, consegui unir a vivência prática no mar à precisão acadêmica.
Douglas Nemes, oceanógrafo
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de agosto de 2025 09:48