Mulher em uma sala com ar-condicionado / Crédito: antoniodiaz (shutterstock/reprodução)
Em dias de calor extremo, não tem jeito. A única forma de aliviar aquela horrível sensação de abafamento é ligar o ar-condicionado. O dispositivo é capaz de manter a temperatura agradável e ainda controla a umidade.
Mas você provavelmente deve conhecer alguém que evitar usar estes aparelhos mesmo em dias muito quentes. A explicação destas pessoas normalmente tem a ver com a saúde. A pergunta que fica é: será que usar o ar-condicionado realmente pode nos deixar doentes?
Leia mais
Em artigo publicado no portal The Conversation, a professora Primrose Freestone, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, explica que o uso excessivo dos aparelhos ainda pode gerar consequências mais sérias. Segundo ela, sistemas de ar-condicionado mal conservados podem abrigar patógenos bacterianos que podem causar infecções graves.
Legionella pneumophila é a bactéria que causa a doença do legionário – uma infecção pulmonar contraída pela inalação de gotículas de água contendo essas bactérias. Eles tendem a crescer em ambientes ricos em água, como banheiras de hidromassagem ou sistemas de ar-condicionado. Os sintomas são semelhantes aos da pneumonia, causando tosse, falta de ar, desconforto no peito, febre e sintomas gerais semelhantes aos da gripe. As infecções por Legionella podem ser fatais e muitas vezes requerem hospitalização. A recuperação pode levar várias semanas.
Primrose Freestone, professora da Universidade de Leicester
O acúmulo de poeira e umidade dentro dos aparelhos também pode criar as condições certas para o crescimento de outros micróbios infecciosos. É o caso de fungos como Aspergillus, Penicillium, Cladosporium e Rhizopusspecies.
Essas infecções fúngicas podem ser graves em pacientes vulneráveis, como aqueles que são imunocomprometidos, fizeram um transplante de órgão ou estão em diálise – bem como bebês que nasceram prematuros. Por exemplo, o Aspergillus causa pneumonia, abscessos nos pulmões, cérebro, fígado, baço, rins e pele, e também pode infectar queimaduras e feridas. Os sintomas das infecções fúngicas são principalmente respiratórios e incluem chiado ou tosse persistente, febre, falta de ar, cansaço e perda inexplicável de peso.
Primrose Freestone, professora da Universidade de Leicester
Passar longos períodos de tempo em ambientes de baixa umidade também pode ressecar as membranas mucosas do nariz e da garganta. Isso pode afetar a capacidade do nosso organismo de bloquear a passagem, deixando o nosso corpo mais vulnerável ao desenvolvimento de uma infecção. Apesar dos riscos, a especialista destaca que o ar-condicionado pode ajudar a impedir a propagação de vírus transportados pelo ar. Para isso, é necessário manter o aparelho em boas condições, realizando manutenções regulares.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de agosto de 2025 11:19