Sistema está enfrentando problemas na tarde desta quarta-feira (13) (Imagem: jackpress/Shutterstock)
Na tarde desta quarta-feira (13), o WhatsApp passou a enfrentar instabilidade em seus sistemas. Segundo o Downdetector, site que monitora problemas em serviços on-line, a maioria das reclamações é em torno da versão web do mensageiro.
O Olhar Digital realizou vários testes e comprovou o problema. No Downdetector, foram mais de quatro mil reclamações reportadas, sendo quase 90% sobre a versão web do WhatsApp.
Leia mais:
A seguir, confira alguns relatos de usuários do X sobre a instabilidade do WhatsApp:
O Olhar Digital entrou em contato com o mensageiro da Meta, que informou já ter resolvido “os problemas de conectividade que os usuários podem ter enfrentado hoje mais cedo com o WhatsApp Web”.
O WhatsApp começou a exibir uma nova tela de alerta de segurança sempre que um usuário for adicionado a um grupo por alguém que não está em sua lista de contatos. A medida é parte de uma série de ações recentes da plataforma para reforçar a proteção contra golpes, especialmente os que envolvem convites suspeitos em grupos e mensagens de contatos desconhecidos.
A novidade visa oferecer mais informações antes que o usuário tenha acesso ao conteúdo do grupo. Segundo o WhatsApp, a ideia é aumentar a transparência e permitir que as pessoas façam escolhas mais seguras.
O alerta inclui dados como o nome do criador do grupo, o número total de participantes, a data de criação e dicas de como se proteger em situações suspeitas. O aviso também destaca que o convite foi feito por alguém fora da agenda de contatos do usuário.
A nova interface, chamada de resumo de segurança, funciona como uma espécie de tela intermediária antes da entrada no grupo, permitindo que o usuário saia imediatamente da conversa, sem precisar abrir o bate-papo ou visualizar qualquer mensagem. Caso decida permanecer, as notificações ficarão silenciadas até que a pessoa indique que quer seguir no grupo.
O recurso amplia uma funcionalidade introduzida no ano passado, conhecida como cartão de contexto, que já mostrava informações básicas sobre grupos. Agora, com o novo alerta, a ênfase está em evitar armadilhas digitais antes mesmo que o usuário tenha contato com o conteúdo potencialmente malicioso.
Além da exibição de dados em grupos, o WhatsApp também está testando recursos para exibir mais contexto em conversas individuais iniciadas por números desconhecidos. A Meta, empresa responsável pela plataforma, informou que está experimentando mecanismos para alertar os usuários quando forem contatados por alguém fora da lista de contatos, incentivando que “pausem” antes de iniciar o bate-papo.
Leia a matéria completa aqui
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de agosto de 2025 20:24