(Imagem: urbans/Shutterstock)
A Eletrobras fechou parceria com a empresa C3 AI para usar inteligência artificial na operação das redes de energia elétrica no Brasil. O objetivo é monitorar e resolver falhas em tempo real, modernizando a transmissão elétrica no país.
As duas empresas confirmaram a negociação em comunicado à agência Reuters.
Com a parceria, a Eletrobras vai adotar o sistema de IA C3 AI Grid Intelligence. Ee já foi implementado em dez subestações de energia da empresa no ano passado e, agora, chega para todas as redes elétricas da operadora.
Vale lembrar que a Eletrobras é a maior operadora de energia elétrica no Brasil, respondendo por 37% do Sistema Interligado Nacional. São mais de 74 mil quilômetros de linhas.
O objetivo da empresa é usar IA para monitorar e resolver falhas em tempo real, tornando a operação mais segura e confiável. Para isso, o sistema de IA identifica agrupamentos de incidentes, determina os locais ou equipamentos afetados e fornece apoio para a tomada de decisões rápidas – algo que, antes, levaria minutos ou horas.
A implementação espera superar desafios comuns no Brasil, como danos causados pelos incêndios próximos às redes elétricas (que são bem comuns). Segundo Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas Operacionais da Eletrobras, a companhia espera responder aos incidentes de forma mais “eficaz e ágil”.
O valor do acordo não foi divulgado.
A Eletrobras não é a primeira a implementar inteligência artificial em sua operação.
Outras empresas ao redor do mundo têm usado a tecnologia para se preparar para uma operação maior e mais complexa, principalmente diante da iminência de eventos climáticos extremos, do aumento da demanda e da diversificação das matrizes elétricas.
Leia mais:
Saiba os detalhes aqui.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de agosto de 2025 10:59