Imagem conceitual da infecção pela ameba Naegleria fowleri. Imagem: crystal light / Shutterstock
Autoridades de saúde da Austrália estão em alerta após a identificação de uma ameba comedora de cérebro rara e potencialmente perigosa. A Naegleria fowleri foi detectada no abastecimento de água potável de um condado do sudoeste de Queensland.
Testes estão sendo realizados para determinar a extensão da contaminação. As informações preliminares dão conta de que água ainda é segura para beber, mas a recomendação é ela não entre em contato com o nariz.
O Conselho de Murweh Shire emitiu o aviso após encontrar sinais da ameba no abastecimento de água potável para Charleville e Augathella. A Naegleria fowleri pode ser encontrada em água doce e solo não tratados, preferindo temperaturas entre 25 e 40ºC.
O contato com ela pode causar meningoencefalite amebiana primária, uma infecção cerebral rara e que pode ser fatal. A contaminação acontece apenas quando a água infectada entra no nariz, de onde segue em direção ao cérebro.
Apesar dos riscos, as autoridades australianas deixam claro que não é possível se infectar ao usar a água para beber, cozinhar ou lavar roupas, por exemplo. Não houve nenhum caso confirmado após o mais recente alerta. As informações são do portal ABC.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de agosto de 2025 09:23