Imagem: PopTika/Shutterstock
Os departamentos de TI das empresas lidam diariamente com tarefas rotineiras, desde suporte técnico até o gerenciamento de laptops e softwares.
A startup XperiencOps (XOPS) aposta em inteligência artificial e um “gráfico de conhecimento” para automatizar essas atividades, conectando sistemas de dados e oferecendo uma visão integrada do funcionamento da TI corporativa, como mostra uma matéria do Wall Street Journal.
Leia mais:
Embora soluções de AIOps (nome dado ao conceito de “inteligência artificial para operações de TI”) existam há anos, os novos sistemas de IA se diferenciam por raciocinar sobre problemas complexos e agir como agentes autônomos em nome de humanos.
Especialistas alertam, no entanto, que a confiança da equipe de TI na tecnologia ainda é um desafio, já que muitos veem os sistemas críticos como sensíveis e essenciais para os negócios.
O XOPS ilustra a crescente onda de automação em TI, mostrando como IA e gráficos de conhecimento podem transformar departamentos tradicionalmente sobrecarregados em operações mais eficientes e inteligentes.
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de agosto de 2025 16:13