Imagem: maxim ibragimov/Shutterstock
Diversos estudos já concluíram que o contato com a natureza pode ser bastante benéfico para a nossa saúde. Agora, um novo trabalho aponta que viver perto de áreas verdes também é positivo para a gravidez e o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Durante o trabalho, foram avaliados dados de mais de 1,8 milhão de duplas de mães e filhos, entre os anos de 2001 e 2014. Essas informações fazem parte dos registros do Medicaid, sistema de saúde dos Estados Unidos.
Leia mais
De acordo com os pesquisadores, a infância é um período de alta plasticidade cerebral. Por conta disso, os benefícios do contato direto com a natureza, algo que já é importante para a saúde de forma geral, são amplificados nesta fase da vida.
Ao explorar estes ambientes naturais, as crianças acabam sendo expostas a diversos estímulos. Os terrenos irregulares, por exemplo, ajudam no desenvolvimento de um melhor equilíbrio, além de ganhos na amplitude de movimentos.
Outros pontos destacados pela equipe são as temperaturas mais amenas e o ar menos poluído encontrados em áreas verdes. Todas estas características acabam tendo grande impacto sobre as células reprodutivas, efeitos positivos no desenvolvimento do cérebro ainda no útero, além de menos estresse e depressão.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de setembro de 2025 10:33