Imagem: Roman Samborskyi/Shutterstock
Quando pensamos em risco de doenças, logo vêm à mente medidas como o IMC ou a relação cintura-quadril. Mas os cientistas estão descobrindo outro indicador simples e muitas vezes ignorado: a circunferência do pescoço.
De acordo com Ahmed Elbediwy, professor de Bioquímica Clínica e Biologia do Câncer na Universidade de Kingston, “um pescoço mais grosso pode ser sinal de problemas de saúde sérios, mesmo em pessoas que têm peso considerado normal”.
Leia mais
Para os homens, uma circunferência de 43 cm ou mais já representa alerta. Para as mulheres, o limite é de 35,5 cm. E quanto maior a medida além desses números, maiores são as chances de hospitalização e complicações graves.
A boa notícia é que mudanças no estilo de vida podem fazer diferença. Exercícios físicos, uma alimentação balanceada e noites de sono de qualidade ajudam a reduzir a gordura da região superior do corpo. E medir o pescoço é fácil: basta usar uma fita métrica, ajustada sem apertar.
“Elas não substituem outros exames, mas medir a circunferência do pescoço pode ser uma forma simples e rápida de identificar riscos que muitas vezes passam despercebidos”, conclui Elbediwy.
O texto original sobre o tema foi publicado no The Conversation.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de setembro de 2025 20:18