Medicina e Saúde

Usar o celular no vaso sanitário pode aumentar o risco de hemorroidas em 46%

Nos tornamos extremamente dependentes dos celulares. A verdade é que carregamos estes dispositivos para praticamente todos os lugares. Mas um novo estudo aponta que é melhor não levar os smartphones nas suas idas ao banheiro.

O trabalho revela que o uso dos aparelhos no vaso sanitário pode aumentar consideravelmente o risco de desenvolver hemorroidas. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista científica PLOS One.

A dica é deixar o celular sempre fora do banheiro (Imagem: Towfiqu ahamed barbhuiya/Shutterstock)

Aumento da pressão em um local sensível

Durante o trabalho, foram analisados 125 adultos dos Estados Unidos. Eles responderam perguntas sobre seu estilo de vida e hábitos de banheiro, além de passarem por exames para detectar sinais de hemorroidas.

Segundo os pesquisadores, além de possíveis problemas de controle de infecção, usar o telefone no banheiro pode ter outro efeito. Os dados mostraram que 37% dos usuários de smartphones passavam mais de cinco minutos durante cada ida ao vaso sanitário, contra apenas 7,1% dos que não levavam os aparelhos.

Uso dos aparelhos nos faz passar mais tempo sentados no vaso (Imagem: Kiwis/iStock)

Um tempo mais longo sentado no “trono”, onde o assoalho pélvico não fica apoiado, pode aumentar a pressão sobre os tecidos do ânus. Isso, por sua vez, eleva as chances de desenvolver hemorroidas. No caso do uso de celulares, esse aumento foi de 46%.

Se está demorando mais, pergunte a si mesmo o motivo. Foi porque evacuar era realmente muito difícil ou foi porque meu foco estava em outro lugar? É incrivelmente fácil perder a noção do tempo quando estamos rolando em nossos smartphones. Precisamos estudar isso mais a fundo, mas uma sugestão segura é deixar o smartphone fora do banheiro.

Trisha Pasricha, autora do estudo

Leia mais

Hemorroidas podem ser um efeito de passar muito tempo no vaso (Imagem: New Africa/Shutterstock)

O que são hemorroidas?

  • Hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na região do ânus ou reto.
  • Elas são causadas por excesso de pressão e podem ser internas ou externas.
  • Apesar de não ser um problema sério, podem provocar dor, coceira e sangramento.
  • O tratamento inclui higiene local com água morna, dieta rica em fibras e, em alguns casos, uso de medicamentos prescritos por um médico proctologista.

Esta post foi modificado pela última vez em 4 de setembro de 2025 10:12

Compartilhar
Publicado por
Alessandro Di Lorenzo