Eclipse lunar total de 26 de maio de 2021 fotografado perto Sydney, na Austrália. Crédito: Peter Ward (Barden Ridge Observatory)
Um incrível eclipse lunar total aconteceu neste domingo (15) e pôde ser visto em praticamente metade do mundo. O Brasil, infelizmente, não foi contemplado com o fenômeno, mas o Olhar Digital fez uma transmissão com todos os detalhes do evento e agora reúne as melhores imagens registradas pelo mundo.
Cerca de 60% da população mundial teve a chance de acompanhar o fenômeno por inteiro, enquanto até 87% conseguiram ver pelo menos uma parte dele – pelo menos onde o céu estava limpo. Este foi o segundo e mais longo eclipse lunar de 2025. O primeiro ocorreu em março e foi visível principalmente no continente americano.
O apelido “Lua de Sangue” vem da cor avermelhada que ela adquire durante o eclipse total. Isso acontece porque a luz do Sol, ao atravessar a atmosfera terrestre, é filtrada e desviada, deixando a sombra da Terra com um tom avermelhado que tinge a superfície lunar.
Leia mais:
A “Lua de Sangue” é o terceiro dos quatro eclipses de 2025. O próximo será solar e ocorrerá ainda em setembro, dia 21, também sem visibilidade no Brasil. O eclipse será parcial e poderá ser visto apenas no sul da Austrália, nos oceanos Pacífico e Atlântico e na Antártida.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de setembro de 2025 21:25