O supertufão Ragasa é uma tempestade extrema no Pacífico classificada como o ciclone tropical mais poderoso do ano. Crédito: CIRA/CSU
Com ventos de quase 200 km/h, o supertufão Ragasa já é considerado o ciclone tropical mais poderoso do mundo neste ano. Após causar pelo menos três mortes nas Filipinas e 17 em Taiwan, o fenômeno climático extremo atingiu a China nesta quarta-feira (24).
Meteorologistas apontam que ele deve perder força nas próximas horas, mas ainda assim pode causar destruição em regiões chineses. A previsão aponta que ele ainda pode atingir o Vietnã e o Laos nesta quinta-feira (25).
Segundo a mídia estatal chinesa, mais de 770 mil pessoas foram evacuadas por conta da chegada do supertufão. O governo do país ainda enviou dezenas de milhares de tendas, camas dobráveis, equipamentos de iluminação e outros suprimentos de resgate para Guangdong.
Antes de chegar ao território chinês, o fenômeno atingiu as Filipinas. Mais de 8.200 pessoas ficaram desabrigadas e pelo menos três mortes foram confirmadas. Os fortes ventos e a chuva provocaram a derrubada de linhas de transmissão, causando blecautes generalizados, além de quedas de árvores e deslizamentos que bloquearam estradas.
Já em Taiwan, o evento climático deixou 17 mortos e outros 17 desaparecidos no condado leste de Hualien após uma barreira de um lago ter transbordado e lançado uma parede de água sobre o distrito de Guangfu. A estimativa é que 60 bilhões de litros de água tenham sido liberados na tragédia.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de setembro de 2025 14:46
Deixe seu comentário