nstagram cresce e aposta em novidades (Imagem: Mitriakova Valeriia / Shutterstock)
O Instagram alcançou um marco histórico: 3 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, segundo anunciou Mark Zuckerberg, CEO da Meta. O número representa um salto significativo desde outubro de 2022, quando a plataforma registrava 2 bilhões de usuários.
O feito coloca o aplicativo de fotos e vídeos no mesmo patamar de outros serviços da Meta, como Facebook e WhatsApp, que também ultrapassaram a marca de 3 bilhões neste ano.
De acordo com a Meta, os principais responsáveis por essa expansão são os vídeos curtos do Reels e as mensagens privadas (DMs). Essas duas áreas concentram os esforços de atualização da plataforma, que planeja mudanças para torná-las ainda mais acessíveis.
Adam Mosseri, chefe do Instagram, confirmou que a empresa está testando alterações na barra de navegação para facilitar o acesso aos DMs e Reels. Além disso, a rede social trabalha em um novo algoritmo, que permitirá ao usuário personalizar melhor o conteúdo exibido, escolhendo quais temas deseja ver com mais ou menos frequência no feed e no Reels.
Outro experimento está previsto para Índia e Coreia do Sul, onde a Meta vai testar a abertura do aplicativo diretamente na aba do Reels. A ideia é aproveitar o banimento do TikTok em território indiano para consolidar o Instagram como alternativa principal de vídeos curtos.
Além das mudanças no Reels e nas mensagens, o Instagram também estuda novidades voltadas para a interação entre amigos. Um exemplo é o Picks, recurso em desenvolvimento que foi identificado em capturas de tela divulgadas por Alessandro Paluzzi no X (antigo Twitter).
A proposta do Picks é simples: permitir que usuários escolham seus filmes, músicas, séries e jogos favoritos, que ficam salvos em uma aba dedicada no aplicativo. O Instagram, então, conecta pessoas que selecionaram os mesmos itens, criando afinidades de forma semelhante a um “match”.
Segundo informações confirmadas pela própria Meta ao TechCrunch, o Picks é apenas um protótipo interno e não há previsão de lançamento para o público. Embora não esteja garantido, o recurso reforça a promessa de Mosseri de promover mais criatividade e conexões entre amigos dentro da plataforma.
Leia mais:
A Meta não confirmou todas as novidades que chegarão ao público, mas alguns pontos já estão em fase de experimentação:
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de setembro de 2025 18:07