(Imagem: Alexander Limbach/Shutterstock)
A construção de data centers é fundamental para garantir o avanço no setor da inteligência artificial. Por conta disso, cada vez mais países têm anunciado projetos ambiciosos para o desenvolvimento destas infraestruturas.
O caso mais recente é do Catar. Autoridades do país do Oriente Médio anunciaram uma parceria com a a Blue Owl Capital Inc., gestora norte-americana de ativos de investimento alternativos, para financiar e investir nos espaços.
A nova plataforma de infraestrutura digital será lançada com mais de US$ 3 bilhões em ativos de data center. O país ainda pretende expandir essas capacidades à medida que a demanda por poder de computação e armazenamento de dados acelera.
Segundo reportagem da Bloomberg, está prevista uma contribuição inicial das autoridades cataris na ordem de US$ 524 bilhões. Esses recursos seriam provenientes da Autoridade de Investimentos do Catar, fundo soberano do país.
A parceria com a Blue Owl se alinha com a estratégia da QIA de se envolver com as principais empresas globais que estão atendendo à crescente demanda mundial por data centers.
Mohammed Al-Sowaidi, CEO da Autoridade de Investimentos do Catar
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 12:04