Imagem: testing/Shutterstock
A inteligência artificial é o assunto do momento no mercado de tecnologia. Não à toa, os principais players do setor têm anunciado investimentos pesados no desenvolvimento e aperfeiçoamento das ferramentas.
Um destes casos é o de uma gigante do comércio eletrônico da China. O CEO do Grupo Alibaba, Eddie Wu, confirmou que pretende aumentar o orçamento de IA da empresa durante lançamento do Qwen 3-Max, novo modelo de IA da companhia.
O Alibaba já havia informado publicamente que investiria cerca de 45 bilhões de euros (mais de R$ 280 bilhões) em infraestrutura relacionada à inteligência artificial nos próximos três anos. Agora, o orçamento deve aumentar, segundo Wu.
A declaração aconteceu após o lançamento oficial do Qwen 3-Max. Treinado em um trilhão de parâmetros, ele foi apresentado como o “maior e mais capaz” modelo de inteligência artificial desenvolvido pela empresa até o momento.
A velocidade de desenvolvimento da indústria excedeu em muito o que esperávamos, e a demanda da indústria por infraestrutura de IA também excedeu em muito nossa expectativa. Estamos prosseguindo ativamente com o investimento de 45 bilhões de euros em infraestrutura de IA e planejamos adicionar mais.
Eddie Wu, CEO do Grupo Alibaba
A reação dos investidores ao anúncio do CEO foi extremamente positiva, com as ações da companhia disparando mais de 9% nas últimas horas na Bolsa de Valores de Hong Kong. As informações são do portal Euronews.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 15:12