Pro

Corrida das IAs: Alibaba promete ainda mais investimentos

A inteligência artificial é o assunto do momento no mercado de tecnologia. Não à toa, os principais players do setor têm anunciado investimentos pesados no desenvolvimento e aperfeiçoamento das ferramentas.

Um destes casos é o de uma gigante do comércio eletrônico da China. O CEO do Grupo Alibaba, Eddie Wu, confirmou que pretende aumentar o orçamento de IA da empresa durante lançamento do Qwen 3-Max, novo modelo de IA da companhia.

Gigante chinesa prometeu novos aportes no mercado de IA (Imagem: hxdbzxy/Shutterstock)

Empresa quer aproveitar boom da IA

O Alibaba já havia informado publicamente que investiria cerca de 45 bilhões de euros (mais de R$ 280 bilhões) em infraestrutura relacionada à inteligência artificial nos próximos três anos. Agora, o orçamento deve aumentar, segundo Wu.

A declaração aconteceu após o lançamento oficial do Qwen 3-Max. Treinado em um trilhão de parâmetros, ele foi apresentado como o “maior e mais capaz” modelo de inteligência artificial desenvolvido pela empresa até o momento.

Chinesa lançou novo modelo de IA (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

A velocidade de desenvolvimento da indústria excedeu em muito o que esperávamos, e a demanda da indústria por infraestrutura de IA também excedeu em muito nossa expectativa. Estamos prosseguindo ativamente com o investimento de 45 bilhões de euros em infraestrutura de IA e planejamos adicionar mais.

Eddie Wu, CEO do Grupo Alibaba

A reação dos investidores ao anúncio do CEO foi extremamente positiva, com as ações da companhia disparando mais de 9% nas últimas horas na Bolsa de Valores de Hong Kong. As informações são do portal Euronews.

Leia mais

Fabricante de chips firmou parceria com empresa chinesa (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Parceria com a Nvidia

  • A promessa de aumentar os investimentos ocorre após o Alibaba fechar um acordo com a Nvidia.
  • A parceria prevê a disponibilização das ferramentas de desenvolvimento de IA da fabricante de chips para os serviços de robótica, carros autônomos e espaços conectados na plataforma de nuvem da empresa chinesa.
  • Não foram divulgados os detalhes financeiros do acordo.
  • Mesmo assim, ele é considerada história, uma vez que significa a atuação conjunta do principal desenvolvedor mundial de chips otimizados para treinamento de modelos de IA e de um grande desenvolvedor de serviços em nuvem e modelos de inteligência artificial.
  • Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 15:12

Compartilhar
Publicado por
Alessandro Di Lorenzo