(Imagem: Mijansk786 / Shutterstock)
O YouTube divulgou que irá reintegrar contas banidas por postarem desinformação sobre a Covid-19 e sobre as eleições de 2020, revertendo sua política de violação de conteúdo. De acordo com a CNN, a Alphabet anunciou as alterações em carta enviada ao deputado Jim Jordan, chefe do Comitê Judiciário da Câmara.
A mudança de posição se deve à existência de uma investigação para saber se o governo Biden tentou pressionar as empresas de tecnologia a retirarem do ar alguns conteúdos. Além disso, a decisão também responde às cobranças de Trump e de outros políticos republicanos.
A mudança em sua diretriz de conteúdo demonstra como o YouTube, mas também outras plataformas, está retrocedendo em seus esforços de moderação de conteúdo, o que vem se acelerando por pressão política.
Hoje, as Diretrizes da Comunidade do YouTube permitem uma gama mais ampla de conteúdo relacionado à Covid e à integridade das eleições.
Daniel Donovan, advogado da Alphabet, em carta enviada ao presidente do Judiciário da Câmara.
Até então, a plataforma proibia publicações que divulgassem informações falsas sobre a Covid-19 e o resultado das eleições de 2020, quando Biden derrotou Trump. Entre as contas banidas, segundo a CNBC, que agora poderão ser reativadas, estão:
O advogado da Alphabet explica na carta que “o YouTube valoriza as vozes conservadoras em sua plataforma e reconhece que esses criadores têm amplo alcance e desempenham um papel importante no discurso cívico”.
Leia mais:
Donovan também afirma que o governo Biden obrigou a plataforma a remover conteúdo relacionado à Covid-19 que “não violava” as políticas da plataforma na época.
É inaceitável e errado quando qualquer governo, incluindo o governo Biden, tenta ditar como a empresa modera o conteúdo.
Daniel Donovan, advogado da Alphabet, em carta enviada ao presidente do Judiciário da Câmara.
O anúncio segue a postura semelhante adotada por outras Big Techs, como a Meta e a X que flexibilizaram as normas de moderação de conteúdo de suas plataformas.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 08:37