(Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
A Tesla não costuma fazer anúncios em redes sociais. O CEO Elon Musk (que também é dono do X) já declarou publicamente que “odeia publicidade” e que, enquanto outras empresas “gastam dinheiro com publicidade e manipulam a opinião pública”, a montadora prefere focar nos produtos que tem a oferecer.
Isso foi antes dele comprar o X e, ao que tudo indica, essa visão mudou. De acordo com o site Electrek, a Tesla está comprando anúncios em redes sociais (incluindo o próprio X de Musk) para convencer acionistas a aumentaram o salário do CEO.
Só o fato de comprar anúncios em uma rede social seria novidade para a Tesla, considerando as falas de Elon Musk contra publicidade. No entanto, isso aconteceu antes do executivo comprar o X, em 2022. Agora, ele parece reconhecer a importância dos anunciantes em manter o negócio.
Mas a campanha da montadora não é focada em seus produtos: a propaganda é para fazer com que acionistas votem a favor do pacote de remuneração de US$ 1 trilhão para o CEO (falaremos mais sobre esse pacote abaixo).
Segundo o site, os esforços publicitários da Tesla foram retomados na semana passada, começando com alguns anúncios no Google e, depois, em redes sociais, como o X, Instagram, Facebook e Reddit. Trata-se de uma campanha de marketing para promover a aprovação do novo ‘salário’ de Musk em troca da emissão de mais ações da Tesla.
Conforme reportado pelo Olhar Digital, a Tesla está pedindo aos investidores que aprovem um plano para aumentar o salário do cofundador e CEO Elon Musk para quase US$ 1 trilhão. O valor é um pacote de 10 anos e só vale se o executivo atingir uma série de metas, incluindo aumentar em oito vezes a avaliação de mercado da empresa.
Além da remuneração, o executivo receberia mais ações e se tornaria o maior acionista da montadora com folga. Isso o daria mais poder de decisão, em um momento de desaceleração nas vendas, mas com altas expectativas para o futuro devido ao serviço de robotáxis e robôs humanoides.
De acordo com a presidente da Tesla, Robyn Denholm, durante o programa Squawk Box da CNBC, o plano foi elaborado para manter Musk “motivado e focado em entregar resultados”.
O projeto ainda precisa ser aprovado pelos acionistas. Você encontra os detalhes sobre as metas que precisariam ser atingidas neste link.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 12:48