(Imagem: Moor Studio / iStock)
Um novo estudo revelou que o número de aplicativos fraudulentos cresceu de forma significativa em 2025, afetando tanto dispositivos iOS quanto Android. De acordo com a pesquisa do DV Fraud Lab, muitas dessas apps parecem ter sido geradas ou impulsionadas por ferramentas de inteligência artificial (IA), permitindo que até mesmo golpistas iniciantes criem apps convincentes com facilidade.
A análise aponta que, até agora neste ano, os casos de apps fraudulentos aumentaram 300% no iOS e 600% no Android, em comparação com a média dos últimos cinco anos. Além de prejudicar usuários, esses aplicativos ilegítimos também têm como alvo anunciantes, gerando tráfego falso e receitas publicitárias artificiais.
O DV Fraud Lab alerta que o aumento acelerado desses apps é impulsionado não apenas pelo uso de IA para criar conteúdo convincente, mas também por técnicas que simulam comportamento legítimo de usuários, dificultando a detecção pelos métodos tradicionais de análise de fraudes.
Entre os golpes identificados, estão versões falsas de apps populares, como o Facebook, que induzem usuários a fazer login, expondo nomes de usuário e senhas. Segundo o DV Fraud Lab, a IA é usada para criar descrições detalhadas e persuasivas, que ajudam esses aplicativos a passar pela avaliação das lojas oficiais, incluindo App Store e Google Play.
Além disso, bots geram avaliações falsas, muitas vezes sem se preocupar em parecer autênticas. Um exemplo citado envolve um app de jogos que promete uma experiência envolvente, mas cujas avaliações incluem frases repetitivas ou desconexas, como “software profissional” ou “contém muitos problemas, gostei”. Outro caso destaca um app responsável por mais de 200 mil impressões diárias, causando prejuízos significativos a anunciantes desprotegidos, mesmo apresentando gráficos mínimos e quase nenhuma avaliação.
Leia mais:
O estudo mostra que existem ferramentas e sites com suporte de IA, como o tempisite.com, que permitem criar rapidamente aplicativos falsos e até phishing. Antes, ataques sofisticados exigiam conhecimento técnico avançado, mas com IA generativa, golpistas iniciantes conseguem hospedar apps maliciosos e gerar tráfego fraudulento com facilidade.
O DV Fraud Lab considera este um momento crítico para que empresas como Apple e Google revisem seus processos de análise e aprovação de apps. Sem ajustes nos sistemas de detecção e avaliação, a quantidade de apps falsos tende a crescer, colocando em risco a segurança de dados dos usuários e a integridade das receitas publicitárias.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 14:14