Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock
A popularização dos carros elétricos tem avançado nos últimos meses, sendo a China a principal expoente deste mercado. O mesmo país também busca solucionar um dos maiores problemas relacionados às baterias dos veículos.
Uma proposta engenhosa que circula nas redes sociais prevê a ejeção do componente em caso de incêndio. O objetivo é evitar que as chamas se espalhem, impedindo maiores riscos para os motoristas e ocupantes dos veículos.
A proposta lembra o funcionamento de um airbag, que se abre em frações de segundo para evitar o impacto do motorista com o volante. No caso da bateria, sensores identificam o superaquecimento e disparam o componente para fora do carro.
Um dos vídeos retratando o funcionamento do sistema mostra um carro ejetando a bateria em alta velocidade, fazendo o componente se afastar do SUV vermelho cerca de 3 a 6 metros. A intenção é evitar que o restante carro pegue fogo.
O problema, no entanto, é que ao afastar a bateria superaquecida, o sistema pode acabar colocando em risco a segurança de quem estiver por perto. O dispositivo em chamas poderia, por exemplo, atingir um outro carro estacionado ou até mesmo um pedestre desavisado.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de setembro de 2025 10:46