(Imagem: Ministério da Cultura da Grécia)
Entre 1909 e 1914, a companhia marítima British White Star Line construiu três navios transatlânticos de luxo: o Olympic, o Titanic e o Britannic. Dois deles tiveram um fim trágico: o Titanic e o Britannic afundaram em questão de poucos anos de diferença.
Até agora, apenas os destroços do Titanic haviam sido encontrados no fundo do mar. Esta semana, o Ministério da Cultura da Grécia anunciou que mergulhadores finalmente encontraram os artefatos perdidos do Britannic.
O Titanic colidiu com um iceberg e afundou em abril de 1912. Em novembro de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o Britannic atingiu uma mina naval no Mar Egeu e também afundou.
Os destroços nunca haviam sido encontrados. Até agora.
Em maio deste ano, uma equipe de 11 pessoas saiu em expedição por uma semana até o local do naufrágio. Segundo a Associated Press, um grupo de mergulhadores de águas profundas chegou a quase 120 metros de profundidade até o fundo do mar usando equipamentos de recirculação de ar. De acordo com comunicado do Ministério da Cultura grego, além da profundidade, a correnteza e a baixa visibilidade também impuseram desafios à missão.
Segundo o Smithsonian Magazine, a expedição foi organizada pelo historiador britânico Simon Mills. Os artefatos recuperados incluem itens de luxo, como bandejas prateadas usadas na primeira classe, azulejos de cerâmica e uma pia de porcelana das cabines de segunda classe, o sino do navio, um par de binóculos e uma lâmpada de navegação.
Atualmente, todos os itens estão em processo de conservação em Atenas e, em seguida, serão exibidos em posição de destaque no Museu Nacional de Antiguidades Subaquáticas da Grécia, previsto para abrir no ano que vem.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de setembro de 2025 13:14