Internet e Redes Sociais

Comunidades online se tornam refúgios para jovens LGBTQIA+, dizem estudos

Dois novos estudos — um do The Trevor Project e outro da Hopelab Foundation — mostram que jovens LGBTQIA+ enfrentam taxas mais altas de depressão, ansiedade e ideação suicida quando não têm acesso a comunidades online seguras.

Para muitos, a internet se tornou uma salvação: 74% dos jovens transgêneros relataram oferecer apoio a outros usuários regularmente, e 44% dos jovens LGBTQ+ disseram se sentir muito seguros no ambiente digital, contra apenas 9% presencialmente.

Estudos mostram que comunidades online criam rede de apoio e são vitais para a saúde mental dos jovens LGBTQIA+ (Imagem: nito/Shutterstock)

Importância das comunidades online

Segundo os pesquisadores, essas redes oferecem pertencimento, apoio emocional e informações úteis, especialmente para jovens transgêneros, que muitas vezes têm pouco controle sobre o grau de aceitação em seus ambientes físicos.

“Os espaços online podem oferecer uma fonte alternativa de apoio”, destaca o estudo da Hopelab.

Leia mais:

Projetos de lei que limitam acesso a plataformas podem ser prejudicais para jovens LGBTQIA+, que correm o risco de se sentirem mais isolados (Imagem: Maria Studio/Shutterstock)

Ameaças regulatórias e riscos de isolamento

  • Apesar dos benefícios, defensores alertam que projetos de lei como a Lei de Segurança Online para Crianças (KOSA) podem limitar o acesso a essas plataformas, aumentando o isolamento de jovens LGBTQ+.
  • Após revisões, a KOSA transferiu a responsabilidade de fiscalização para a FTC, mas mudanças na liderança após a eleição de 2024 reacenderam preocupações sobre censura de conteúdo.
  • Especialistas temem que a restrição desses espaços possa agravar problemas de saúde mental e elevar o risco de suicídio.
Apoio digital pode salvar vidas de jovens LGBTQIA+, que pertencimento, apoio emocional e informações úteis em grupos online – Imagem: Ink Drop/shutterstock

Esta post foi modificado pela última vez em 25 de setembro de 2025 19:44

Compartilhar
Publicado por
Leandro Costa Criscuolo