Imagem: Serviços Arqueológicos da Universidade de Leicester
A cidade de Leicester, na Inglaterra, está passando por uma série de obras de restauração. Um dos pontos de maior destaque é o Leicester Market, onde arqueólogos já fizeram diversas descobertas durante o trabalho de escavação.
No local, a equipe localizou construções romanas em bom estado de conservação. Além disso, foram descobertas ruínas de uma importante masmorra medieval que ganhou fama pelas suas instalações nada agradáveis aos prisioneiros.
Leia mais
As escavações, no entanto, revelaram um passado ainda mais distante. Após invadirem a Grã-Bretanha, em 43 d.C., os romanos se estabeleceram em Leicester. Os artefatos antigos encontrados no local fazem parte das primeiras evidências do surgimento da cidade.
Os trabalhos revelaram os restos bem preservados de dois edifícios romanos. A mais antiga era uma estrutura de madeira, onde foi encontrada uma criança enterrada. Análises apontaram que os restos mortais datam de cerca de 1.900 anos atrás.
O segundo edifício romano, este feito de pedra, foi construído no topo do local da casa de madeira. Os pesquisadores também encontraram cerâmica, moedas, joias e tesselas romanas, que eram cubos de pedra usados para fazer mosaicos. Estas descobertas ajudam a contar mais sobre a história de Leicester, que começou a declinar no século IV, assim como o Império Romano.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de setembro de 2025 15:31