(Imagem: SuPatMaN/Shutterstock)
Se você é daquelas pessoas que faz várias tarefas ao mesmo tempo, seja em casa ou no trabalho, cuidado. Um estudo publicado no European Journal of Information Systems revelou que essa prática aumenta o risco de cair em phishing, um tipo de golpe comum na internet.
Isso porque, quando a pessoa divide a atenção entre várias atividades, diminui a probabilidade de identificar os sinais de um golpe.
A pesquisa se concentrou em casos de phishing, em que cibercriminosos usam e-mails ou mensagens fraudulentas para roubar dados online (como informações pessoais, bancárias e senhas). O Olhar Digital deu mais detalhes de como funciona esse golpe aqui.
De acordo com a Forbes, cerca de 3,4 bilhões de e-mails de phishing são enviados todos os dias no mundo.
Segundo Xuecong Lu, professor assistente de segurança da informação e perícia digital na Escola de Negócios Massry da Universidade de Albany, a maioria dos estudos sobre a probabilidade de se cair nesses golpes pressupõe que os usuários estejam sentados e concentrados quando o e-mail chega. Mas não: em vários casos, as pessoas estão alternando entre várias atividades ao mesmo tempo.
Para estudar a situação, a pesquisa fez testes com quase 1 mil participantes para analisar como a carga de memória afeta a detecção de phishing. De acordo com o TechXplore, quando eles tiveram que lidar com tarefas complexas, a precisão despencou.
O estudo apontou alguns motivos pelos quais isso acontece:
Segundo Lu, quando o cérebro já está ocupado, é mais provável que alguns sinais passem despercebidos.
O estudo testou se lembretes como “Cuidado, algumas mensagens podem ser tentativas de phishing” poderiam ajudar a melhorar a atenção.
Eles descobriram que sim, o lembrete ajudou a redirecionar a atenção dos usuários, mesmo quando eles estavam realizando várias tarefas ao mesmo tempo. Mensagens “ameaçadoras”, alertando sobre a possibilidade de roubo de dados e bloqueios de conta, também aumentaram a vigilância.
De acordo com Lu, as descobertas mostram que sistemas de treinamento e alerta precisam ser desenvolvidos de acordo com o contexto.
Precisamos de intervenções que alcancem as pessoas no momento, quando elas estão distraídas e menos capazes de detectar o perigo.
Xuecong Lu
Leia mais:
A pesquisa aponta algumas estratégicas práticas nesse sentido:
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de setembro de 2025 11:31