Pavel Durov, fundador do Telegram (Imagem: bella1105 / Shutterstock.com)
O fundador do Telegram, Pavel Durov, acusou os serviços de inteligência da França de tentarem pressioná-lo a remover canais moldavos da plataforma antes das eleições presidenciais no país, realizadas no ano passado. Segundo o bilionário, o pedido teria sido feito por meio de um intermediário enquanto ele enfrentava problemas judiciais em território francês.
As declarações foram publicadas no domingo (28) em uma postagem no próprio Telegram e também em redes sociais como X (confira abaixo). Durov alegou que os agentes franceses ofereceram ajuda em seu processo judicial em troca da exclusão de determinados canais usados por vozes políticas da Moldávia.
De acordo com Durov, o intermediário apresentou uma lista de canais para remoção. Alguns, segundo ele, de fato violavam as regras da plataforma e foram retirados. No entanto, o empresário afirmou que o pedido teria ido além, abrangendo canais que não infringiam as políticas do aplicativo, mas que expressavam posições políticas contrárias aos governos da França e da Moldávia.
“Isso foi inaceitável em vários níveis”, disse Durov. Ele também apontou que, caso os serviços de inteligência realmente tenham buscado influenciar o juiz responsável por sua prisão, isso configuraria interferência no processo judicial.
Até o momento, as autoridades francesas procuradas pela Reuters não comentaram as declarações mais recentes de Durov. O empresário foi detido em 2024 em um aeroporto francês e atualmente enfrenta investigação no país sob suspeita de facilitação de crimes organizados no aplicativo. Ele nega todas as acusações, classificando-as como “legal e logicamente absurdas”.
O fundador do Telegram também afirmou que já havia recebido pedido semelhante no passado. Em maio deste ano, relatou que o chefe da inteligência externa da França teria solicitado a exclusão de vozes conservadoras da Romênia em meio às eleições, algo negado oficialmente pelo governo francês.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de setembro de 2025 12:19