Série Peaky Blinders - Foto: Divulgação/BBC Studios
Peaky Blinders é considerada uma das séries mais prestigiadas do mundo. Ela já recebeu 13 prêmios ao longo de suas 6 temporadas, todas disponíveis na Netflix.
O enredo apresenta uma organização criminosa de origem cigana que domina Birmingham, cidade da Inglaterra, em 1919, e busca expandir cada vez mais os próprios negócios. O sucesso da produção é tão grande que em 2024 foi anunciado o desenvolvimento do filme The Immortal Man, derivado da série.
Até o momento, o que se sabe é que o longa será concentrado em Tommy Shelby durante o período da Segunda Guerra Mundial. Como ainda há tempo, vale muito a pena assistir ou revisitar alguns capítulos de Peaky Blinders antes de ver The Immortal Man.
Os episódios serão muito importantes para você entender os principais pontos da história de Peaky Blinders e também se conectar ao longa inspirado na série. A seguir, veja quais são eles e porque é essencial assisti-los.
ALERTA! O texto a seguir contém spoilers
É muito importante ver esse episódio porque nele é apresentado o personagem principal da série, Tommy Shelby (Cillian Murphy), um ex-soldado e líder da gangue Peaky Blinders.
Um fato marcante é que já no primeiro episódio, Tommy termina coberto de sangue. Isso é um acontecimento que marca toda a trajetória dele ao longo de seis temporadas.
Após 10 anos fora de Birmingham, cidade na qual abandonou seus quatro filhos homem e uma filha, Arthur Shelby Sr. (Tommy Flanagan), volta ao município com o objetivo de ser o patriarca da família.
Apesar de Tommy não ter interesse nisso, Arthur, com suas habilidades de vigarista, consegue convencê-lo a dar dinheiro para ele com o objetivo de investir em um suposto plano de negócios nos Estados Unidos.
Assim que Tommy dá o dinheiro, Arthur desaparece. Com isso, o irmão mais velho de Tommy, Arthur Jr. tenta se suicidar, mas a corda utilizada para ele se enforcar quebra antes de ele morrer.
Ainda no mesmo episódio, a personagem Grace (Annabelle Wallis), que trabalha como agente secreta de Campbell, conquista a confiança de Tommy, mas se apaixona por ele. Com o intuito de que Campbell os deixe em paz, entrega a localização das armas e pede demissão ao mesmo tempo.
Porém, Campbell estava apaixonado por Grace e ao fazer uma proposta de casamento a ela, acaba recebendo um não, o que o faz ter ainda mais vontade de acabar com Tommy.
Tommy acredita estar morrendo. Então, resolve pagar suas dívidas no Dia do Derby e acaba fechando um acordo importante com Alfie Solomons (Tom Hardy), um líder cruel de gangue judeu. Quando faz isso, Arthur é liberado da prisão, mas Lizzie (Natasha O’Keeffe) é atacada.
Seguindo a sequência do episódio, o filho de Polly, Michael (Finn Cole) junta-se aos negócios da família, e Polly consegue vingança contra Campbell derrotando o maior vilão da série.
Grace reaparece de forma inesperada e diz estar grávida de Tommy, que está apenas esperando por sua morte. Porém, ao receber uma ligação, percebe que está a salvo, pois a pessoa do outro lado da linha diz: espere um telefonema de Winston Churchill.
Este episódio se passa dois anos depois do final da segunda temporada. Nele, Tommy e Grace finalmente aparecem casados e criando um filho, Charles. Porém, a felicidade do casal dura pouco: a família Shelby, da qual Tommy faz parte, não aprova o relacionamento de Lizzie com o antagonista Angel Changretta. O grupo Blinders, então, ateia fogo ao restaurante da família Changretta e espanca Angel.
Então, o pai de Angel, Vicente (Kenneth Colley) busca vingança ao contratar um assassino de aluguel para matar Tommy. Porém, acaba assassinando Grace com um tiro.
Leia mais:
Em luto e abalado, Tommy vê o seu mundo desabar mais uma vez quando Charles é sequestrado. Para tê-lo de volta, Tommy precisa explodir um trem soviético e interromper as relações entre o Reino Unido e a URSS. Quem faz esse pedido é o Padre Hughes (Paddy Considine).
Mesmo contra a vontade da própria mãe, o personagem Michael age para resgatar Charles e mata Hughes. Porém, Tommy não fica sabendo a tempo e acaba explodindo o trem e roubando joias valiosas.
Michael, Polly, Arthur e John (Joe Cole) aparecem à beira da forca, com a corda no pescoço, por conta de seus crimes. Porém, Tommy consegue provar que eles foram vítimas de uma conspiração, salvando-os da morte.
Alguns anos se passam e os Shelbys se espalham. Porém, surge a máfia siciliana, liderada por Luca Changretta (Adrien Brody), que decide se vingar do assassinato do pai e irmão. Primeiro, Michael leva um tiro e depois John é morto. Com toda essa circunstância, Tommy se vê na necessidade de se vingar.
Marcando o final da quinta temporada, neste episódio Tommy conhece Winston Churchill (Neil Maskell). Ele é perguntado sobre o seu relacionamento com Oswald Mosley (Sam Claflin), o líder fascista. Os planos de Tommy são assassinar o político.
Tommy bola um plano que dá totalmente errado e vê os seus homens morrerem. Isso começa a assombrá-lo, junto com a aparição de Grace como fantasma. Então, uma cena deixa todos os fãs assustados. Ele aparece apontando uma arma para a própria cabeça e solta um grito primitivo. Então, há um corte para a tela preta e todo mundo fica sem saber o que aconteceu.
Tommy recebe o diagnóstico de tuberculose, doença que pegou após ter contato com sua filha que faleceu recentemente. Assim, ele acredita que está morrendo e toma a decisão de resolver as pontas soltas.
Então, após ser abandonado por Charles e Lizzie, ele detona a própria casa e mata Michael. Se preparando para a morte, Tommy vê o espírito de sua filha e descobre que seu médico lhe deu um diagnóstico falso. Então, decide confrontá-lo.
A nova trama ainda não tem data definida para estreia.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de setembro de 2025 19:17